quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CHOCOLATE - mitos e verdades

Foto: wikipedia

Mitos e Verdades
Por: Maria Ramos

Chocolate dá espinha.

Não há comprovação científica de que o chocolate possa provocar acnes ou espinhas. Muitos médicos acreditam que o agravamento da acne não está ligado à alimentação. Outros recomendam que o paciente observe se há piora ao comer alimentos muito oleosos.

Chocolate dá cáries.

O açúcar contido no chocolate pode causar cáries nos dentes, mas não é mais perigoso que o açúcar contido nos demais alimentos. O importante é manter uma boa higiene bucal.

Chocolate tem estimulantes.

O chocolate possui estimulantes como a cafeína e a teobromina, mas em doses muito baixas para provocar alterações de comportamento. Só para você ter uma ideia, um pedaço de 30 gramas de chocolate ao leite tem aproximadamente a mesma quantidade de cafeína de uma xícara de café descafeinado.

Chocolate pode causar dor de cabeça.

Não há evidências de que o chocolate possa causar dor de cabeça, mas alguns estudos sugerem que isso pode ocorrer em pessoas que sofrem de enxaquecas.

Chocolate vicia.

Muitas pessoas se consideram chocólatras, ou seja, viciadas em chocolate. Mas estudos têm demonstrado que a obsessão por chocolate está mais ligada a fatores culturais do que químicos.

Animais de estimação não podem comer chocolate.

O chocolate pode ser fatal para cães e gatos. Eles não conseguem absorver ou eliminar a teobromina, substância presente no chocolate e, por isso, podem ter problemas cardíacos, hemorragias e até mesmo morrer. É bom lembrar que o chocolate pode ser perigoso ainda que disfarçado em bolos, biscoitos ou sorvete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário