terça-feira, 27 de outubro de 2009

O saneamento deficiente atrasa o país



O SANEAMENTO DEFICIENTE ATRASA O PAÍS

Fonte:Jornal Correio do Povo (Opinião - dia 21/10/2009)

Quanto mais se investe em saneamento, em prevenção, menos se gasta depois com recursos para tentar curar as doenças da população.
Essa ideia esteve presente durante a programação do 4º Seminário Internacional sobre Federalismo e Desenvolvimento, que se realizou nos dias 19 e 20 de outubro em Brasília.
A promoção esteve a cargo da Associação Brasileira de Municípios. Diversos países participaram entre eles Peru, Itália, Uruguai, Argentina, Venezuela e Cabo Verde.

Em sua intervenção, o presidente do Instituto Trata Brasil, Raul Pinto, afirmou que a agenda do setor de saneamento é vergonhosa no país. Ressaltou que, atualmente, cerca de 50% da população Brasileira encontra-se sem acesso à rede de esgoto.
Informou ainda que a situação é crítica em relação ao tratamento dos resíduos. Apenas um terço do esgoto produzido no país é tratado. Os outros dois terços são jogados in natura nos rios e nas praias, agravando a situação do meio ambiente.

Na semana que passou, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF) lançaram um estudo responsabilizando diretamente a inexistência de uma rede coletora de esgotos para fins de tratamento como uma das causas da diarréia no mundo.
Hoje, cerca de 1,2 bilhões de pessoas não têm um banheiro para seu uso pessoal. No Brasil, esse montante de pessoas desprovido desse item básico está em 60 milhões.

O país não pode pensar em ser uma grande potência quando falta o mínimo necessário para que os brasileiros possam viver de forma digna.
É inaceitável que a décima economia do mundo possa apresentar números tão indesejáveis no que tange ao bem-estar das suas populações, principalmente a urbana, que é a que mais sofre com o saneamento deficiente.

Pelas estimativas correntes, o país teria de destinar aproximadamente R$270 bilhões para resolver esse grave problema de higiene coletiva.
Contudo, o Plano de aceleração do Crescimento (PAC) tem uma rubrica de apenas R$ 10 bilhões por ano para cada setor. Com isso, o agravamento das condições de vida e saúde é inevitável.

A saúde do Brasileiro, historicamente, recebe tratamento paliativo. Investir em saneamento é tratá-lo antes de adoecer, com economia e benefício para todos.

SAIBA QUE ...


90 milhões de brasileiros NÃO têm coleta de esgoto em seus domicílios;

Hoje, 15 crianças de zero a 4 anos vão morrer no Brasil por falta de saneamento básico;

1 real investido em saneamento economiza 4 reais em tratamento médico;

65% das internações de crianças estão associadas à falta de saneamento básico;

A mortalidade infantil cai 21% quando se investe em saneamento básico;

Conte 96 minutos. Nesse tempo, vai morrer 1 criança no Brasil por falta de saneamento;

Doenças decorrentes da falta de saneamento matam mais que a Aids no Brasil;

No mundo, morre uma criança a cada 4 segundos por falta de saneamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário