segunda-feira, 24 de maio de 2010

Neutralizar o carbono com o plantio de árvores

Seja pela queima de combustíveis em nossos automóveis ,seja pelos recursos naturais que usamos em nossas casas, como água e energia, todos temos um déficit com o meio ambiente. O que então podemos fazer para pagar essa dívida?



Plantando árvores ou reflorestando uma área, podemos fazer o caminho inverso, neutralizando as emissões de carbono provocadas pela vida moderna. No entanto devemos tomar cuidado com esse modismo generalizando de plantar árvores para compensar emissões, pois isso apenas uma parte do dano. Só mudanças mais profundas é que realmente vão fazer a diferença.


Quando uma árvore cresce, ela absorve o gás carbônico presente na atmosfera pelo processo da fotossíntese, para formar seu corpo. Assim acaba reduzindo a concentração desse gás que contribui para o efeito estufa. O problema é que as árvores levam muito tempo para absorver o CO² que emitimos em um curto espaço de tempo. Além disso, não haveria no planeta espaço suficiente para se plantar quantidade de árvores necessária para se neutralizar toda emissão mundial, já que cada tonelada de carbono equivale a cerca de cinco árvores.

Andrea Figueira Pompéia,


Estudante de Educação Ambiental na Universidade de São Paulo-USP.


WWW.mundojovem.com.br- maio/2008.

Um comentário:

  1. Professor, gostaria de sua opinião sobre este artigo: http://blog.tudosobreplantas.com.br/index.php/2010/04/21/co2-e-o-santo-pintado-de-diabo/

    ResponderExcluir