quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Muçulmano vive mês do Ramadan

RICARDO GIUSTI / CP MEMÓRIA

Muçulmano vive mês do Ramadan

Até o dia 20 de setembro será celebrado o mês sagrado do Ramadan. O período é especial para os muçulmanos, que somam mais de 1 bilhão de pessoas pelo mundo e 1,5 milhão no Brasil. Eles acreditam que foi nessa época que o Alcorão, algo como a bíblia para o Islamismo, foi revelado ao profeta Muhammad em Meca. Uma peculiaridade é que, como utilizam o calendário lunar, a data exata do Ramadan é estabelecida com exatidão só alguns dias antes do acontecimento.

Durante os 30 dias do Ramadan, todos os muçulmanos que atingiram a puberdade e gozam de perfeita saúde fazem o jejum desde o nascer até o pôr do sol. Além disso, não mantêm relações sexuais com o cônjuge. A atitude é vista como ato de devoção e autodisciplina, para que se descubra o que é sentir fome e torna-se, assim, mais solidário aos problemas dos mais carentes.

Nas 120 mesquitas espalhadas por todo o país, os muçulmanos se reúnem para orações coletivas durante o Ramadan e orações especiais, após o desjejum. Algumas entidades islâmicas organizam jantares em grupo para a 'quebra de jejum'. As mesquitas unem famílias que dividem o jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário